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5 dicas para melhorar o hábito de dormir

Só de ler o título já bateu aquele soninho. Mas nem sempre conseguimos aproveitar o melhor do momento de dormir, muitas vezes por ansiedade, stress ou outra doença crônica do século XXI.

A pandemia nos trouxe ainda mais anseios pelo futuro e também nos presenteou com algumas horas perdidas de sono. Por isso, melhorar a rotina de dormir é recomendado para continuar de pé no momento que importa. Dormir, pelo menos de 7 a 9 horas por noite, é suficiente para manter a saúde mental em dia. Então aqui vão 5 dicas bem úteis para você fechar os olhos e embarcar em sonhos profundos.

  1. Mantenha o ambiente de dormir “cool”, escuro e livre de eletrônicos sempre que possível;
  2. Se você trabalha em casa, temporariamente ou pra sempre, tente separar o ambiente do escritório do ambiente do lugar de dormir;
  3. Estabeleça uma rotina de acordar e de dormir. Ajuste um horário para ambos e mantenha-se fiel para que seu organismo saiba quando ligar e desligar.
  4. Pelo menos 4 horas antes do horário de dormir, evite o cigarro ou as bebidas alcóolicas. Nicotina, cafeína e álcool afetam o seu ritmo de sono.
  5. Se você gostar de se organizar, escreva uma lista de coisas para fazer no próximo dia antes de dormir. Isso vai ajudar a sua mente saber o que fazer no dia seguinte e não ficar pensando aleatoriamente na hora do sono.

Os especialistas sempre recomendam uma melhor organização da hora de dormir para que o corpo e mente funcione melhor. Começar a criar hábitos para dormir pode fazer com que seu organismo lide melhor com esse momento e você passa a ficar mais disposto durante o dia.

Não deixe que o sono te tire o sono.

Uma resposta em “5 dicas para melhorar o hábito de dormir”

Muito boas as dicas do Gabriel. Por vezes não entendemos os motivos que nos levam a insônia, na maioria das vezes é só uma questão de organização mínima.

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