Categorias
Semana da Beleza

Cuidado com os cabelos

Com tantos produtos em oferta e tantos conselhos conflitantes disponíveis ao seu alcance, é difícil saber onde começar uma rotina de cuidados com os cabelos masculinos. 

Abaixo, reuni 6 das melhores dicas para otimizar a aparência de seus preciosos cabelos. 

1 – Você deve entender seu tipo de cabelo

Você não pode começar esta jornada pesquisando “penteados David Beckham” no Google e escolhendo o seu favorito. O que parece suave no ex-jogador pode deixá-lo parecido com Leonardo DiCaprio em “O Regresso”. Antes de tomar qualquer decisão importante com os fios, leve em consideração o tipo de cabelo. É grosso? É fino? Está bom? É claro? Está certo? É ondulado? Está muito enrolado? Que tal calvície? Escolher um produto ou estilo de cabelo sem entender seu tipo é como comprar um terno sem saber suas medidas. Você pode ter sorte, mas por que arriscar? Avalie o seu tipo de cabelo e, em seguida, escolha um corte e produtos modeladores que funcionem melhor para as suas necessidades individuais.

2 – Aprenda a frequência ideal para lavar os cabelos

Vamos comparar com terno. Se dinheiro não fosse problema, você nunca compraria um terno numa loja de departamento. Por quê? Porque não há dois corpos exatamente iguais, e ir a um alfaiate permite que você obtenha um encaixe perfeito e único. O mesmo se aplica ao seu couro cabeludo. Alguns homens acham que lavar o cabelo diariamente é o melhor, enquanto outros preferem deixar um ou dois dias sem lavar. Não existe certo ou errado, apenas gosto pessoal e tentativa e erro. Experimente até encontrar um equilíbrio harmonioso entre seus óleos naturais (que são saudáveis para seu cabelo, desde que não estejam acumulados) e removê-los.

3 – Você deve usar os produtos certos.

Depois de determinar seu tipo de cabelo, você pode comprar produtos de modelagem de acordo com o seu cabelo. O grande número de opções disponíveis pode parecer uma farsa e, ocasionalmente, as empresas agem de forma rápida e solta com a terminologia adequada, mas, na maioria das vezes, há tantos produtos porque eles realmente fazem coisas diferentes. Aprenda as diferenças entre spray, cera, pomada, creme, mousse e gel. Cada um tem um propósito único e é mais adequado para atender às necessidades de um tipo específico de cabelo.

4 – Manutenção regular (Não do carro, do seu cabelo)

Com que frequência seu cabelo precisa ser cortado? Uma visita ao seu barbeiro uma vez por mês é fácil de lembrar e deve manter seus cabelos com uma aparência adequadamente fresca. Mas, novamente, a frequência exata depende do seu tipo e estilo de cabelo. Os looks mais curtos precisam de manutenção mais regular, enquanto os mais longos podem durar de 5 a 6 semanas entre os cortes. Não cometa o erro de novato de pensar que deixar seu cabelo crescer significa que você nunca precisa ver uma tesoura. Cortes regulares são essenciais para evitar pontas duplas, que não são saudáveis para o crescimento do cabelo.

5 – Exercite seu cabelo

O cuidado do cabelo perfeito envolve mais do que cortes regulares e o uso dos produtos certos. Embora essas coisas sejam importantes, há um nível mais profundo para manter seus fios em forma. Sua saúde geral tem impacto sobre a saúde de seu cabelo, então faça exercícios regularmente, mantenha-se hidratado e alimente-se bem. Um corpo que não recebe proteínas, vitaminas e minerais suficientes não pode sustentar o crescimento do cabelo.

6 – Aceite a aposentadoria

Pode chegar o momento em que seu cabelo vai se aposentar. Não lute contra o destino se você estiver no caminho para o status de Bruce Willis. Embora existam tratamentos e transplantes disponíveis, a maneira mais simples e legal de lidar com a queda de cabelo é adotá-los. Opte por um estilo muito curto ou fique totalmente careca. Jason Statham, Vin Diesel e Sir Patrick Stewart são apenas alguns dos caras famosos que provam que a careca é definitivamente bonita.