Categorias
Semana da Beleza

Cuidados com a barba

Geralmente, a maior parte da manhã funciona no piloto automático – escovar, cuspir e enxaguar. Tudo funciona bem e você sabe exatamente quanto tempo leva para ficar pronto a cada manhã.

Então, um dia você começa a deixar a barba crescer e toda a sua rotina coreografada fica descontrolada. Como você obtém o máximo da sua barba sem perder tempo extra se estressando com ela? É óleo de barba primeiro e depois bálsamo? E quando você penteia?

Vou deixar aqui 4 etapas para uma rotina de cuidados com a barba em casa que é fácil de seguir e rápida de fazer:

1 – Penteie a barba

O primeiro passo é escovar a barba (secar) antes de tomar banho.

Use uma escova de cerdas para esfoliar e trazer qualquer penugem para a superfície. Pincele lentamente contra e ao longo do pelo para obter melhores resultados. Se você tem tendência a ter a pele seca e a barba de urso, verá os pelos se acomodam nas pontas das cerdas. Mas não se preocupe … isso torna mais fácil de se remover com água no chuveiro.

Em seguida, usando uma escova com pontas macias nas cerdas (de preferência de borracha) que não irrita a pele, esfregue suavemente a escova sob a barba em movimentos circulares. Isso estimula o fluxo sanguíneo e os folículos. E isso é bom.

2 – Apare a barba

A segunda etapa, embora não precise ser feita diariamente, é aparar a barba. Não se trata de aparar a barba inteira, mas de mantê-la com aparência limpa aparando a linha do bigode e raspando o pescoço e a parte superior das bochechas.

Se for hora de aparar toda a sua barba – ou se você estiver nervoso por fazer isso sozinho – verifique com seu barbeiro local.

Seja usando um aparador ou tesoura, certifique-se de que suas ferramentas estejam limpas e afiadas. Cortar sua barba com instrumentos ruins é tão contraproducente quanto parece – em vez de um corte elegante, os pelos se quebram e você fica com pontas duplas que podem rachar.

3 – Lave a barba

Tenho certeza de que não preciso pregar as virtudes da higiene para você. O que você pode não perceber é que sua barba tende a ficar muito mais suja do que outras partes do corpo e requer atenção extra.

Ao contrário do cabelo, é provável que sua barba seja tocada repetidamente ao longo do dia – por você mesmo enquanto pondera sobre os grandes mistérios da vida. O que significa que todos os germes das maçanetas, volantes de carro e teclados de computador são prontamente entrelaçados em seu pelos faciais.

E não se esqueça da comida e bebida que fica em seus bigodes, não importa o quão cuidadoso você seja.

Use um shampoo suave e natural e ensaboe. Certifique-se de cobrir toda a barba. Reduza a temperatura da água nesta etapa para morna ou fria – a água quente seca a pele e causa caspa. Certifique-se de limpar a barba, em vez de enxugá-la vigorosamente, assim evita danos.

Se você for secar o cabelo com secador, não use ar quente, pois isso seca cada fio até a base e os torna quebradiços e com probabilidade de rachar. Use a configuração mais fresca disponível ou seque com uma toalha.

4 – Hidratar a barba

Após o banho, pegue seu óleo de barba ou bálsamo de barba favorito e massageie-o completamente em sua barba.

Ao contrário do creme hidratante espesso, o óleo é leve o suficiente para passar pelo cabelo e cobrir a pele, deixando-a hidratada e protegida.

Esses produtos prendem a umidade em seu cabelo e hidratam sua pele também.