Categorias
Semana da Beleza

Cuidados com a pele

Para muitos homens, o conceito de cuidados com a pele mal entrou em seu vocabulário, muito menos em seus armários de banheiro.

Muito comum é a rotina de higiene composta apenas de gel de banho e conjuntos de spray para o corpo, escolhidos em latas de compras de supermercado como presentes de Natal de última hora de tias distantes. 

Se limpeza e hidratação soam mais como artes misteriosas do que algo que você deveria fazer todos os dias, então estas dicas estão aqui para convencê-lo do contrário. Todos têm a ganhar com os cuidados adequados com a pele, e colher os benefícios é surpreendentemente simples. Vamos lá:

1- Esfoliação

Uma coisa importante a saber é que existem dois tipos de esfoliantes: esfoliantes químicos e esfoliantes abrasivos. Se você tem pele sensível que se irrita facilmente, usar um esfoliante químico em vez de um abrasivo pode ser preferível para você. Com um esfoliante químico, massageie a pele no banho ou ao lavar o rosto e deixe absorver por 30 segundos antes de lavar. Com uma esfoliação, massageie continuamente por aproximadamente 30 segundos, focalizando as áreas problemáticas, antes de enxaguar.

Para a maioria, esfoliar 2 a 3 vezes por semana é o ideal, mas se o seu tipo de pele for oleosa, então você pode se beneficiar com a esfoliação com mais frequência.

2 – Limpeza

A limpeza é a etapa de manutenção diária mais importante em sua rotina de cuidados com a pele. Ao longo do dia, sua pele fica exposta a sujeira, bactérias e impurezas ambientais, além de produzir sebo que se acumula na superfície. A limpeza remove isso, ajudando a prevenir erupções e poros obstruídos.

Aplique o limpador na pele úmida pela manhã ou após a esfoliação, massageie e enxágue. Todo o processo não deve demorar mais de 30 segundos.

3- Soro de pele

Normalmente leves e discretos, os soros são um pequeno acréscimo a uma rotina de cuidados com a pele que vai muito longe. Projetado para oferecer benefícios intensos mesmo em doses baixas, a aplicação regular entre a limpeza e a hidratação produzirá efeitos antienvelhecimento e anti-manchas perceptíveis.

Use de 1 a 3 gotas e aplique uma leve cobertura em todo o rosto.

4 – Hidratar

O hidratante restaura a hidratação da pele, firmando-a, além de repor os nutrientes e a umidade perdidos no processo de limpeza e esfoliação. Além disso, o hidratante forma uma barreira protetora sobre a pele, que ajuda a evitar que a sujeira obstrua os poros e protege contra as bactérias responsáveis pelos surtos.

A quantidade de hidratante que você deve usar depende da estação e do tipo de pele. Se a sua pele for naturalmente mais oleosa, você deve usar uma pequena quantidade, certificando-se de trabalhar na pele de maneira uniforme. Usar muito pode exacerbar a oleosidade e erupções. Se sua pele for mais seca naturalmente, você deve usar o suficiente para garantir que sua pele fique completamente hidratada ao toque.

Para todos os tipos de pele, você pode aumentar a quantidade que usa durante os meses mais frios, pois as baixas temperaturas diminuem a produção de sebo, os óleos naturais produzidos pela pele.